COMO ESCOLHER UM FOTÓGRAFO PARA CASAMENTO

Este post foi criado para o ajudar a escolher o fotógrafo que irá registar o seu casamento com visão e qualidade. Não é uma escolha fácil, pois muitos detalhes e responsabilidades estão em jogo. Afinal, de que adianta você gastar uma fortuna em decoração, um vestido de noiva lindo e um bolo de casamento maravilhoso se o fotógrafo que você escolheu não conseguir fotografar tudo como você sempre sonhou. Após a cerimônia/festa, o que restará serão as lembranças e o álbum de fotografias ou vídeo, então aproveite as dicas que irei referir e o seu instinto ao escolher o fotógrafo para seu casamento, pois suas fotos merecem ser as melhores do mundo.

1. PESQUISE SOBRE FOTÓGRAFOS E SEUS DIFERENTES ESTILOS

Pareço redundante ao dizer isso, mas acredite que muitas noivas não fazem a melhor pesquisa e avaliação de todas as questões que envolvem um casamento no contexto fotográfico. Existem fotógrafos que têm preços bastante elevados, pois estudam bastante e usam equipamentos de alta qualidade para criar imagens impactantes e únicas. Mas também há fotógrafos com preço mais em conta e que entregam qualidade que em certos casos até supera a do profissional mais caro, só que estes são raros. O segredo é pesquisar e conhecer o trabalho de cada um, percebendo a experiência que têm em casamentos, se usam material profissional e adequado, qual o seu estilo fotográfico, se dominam ferramentas de fotografia tal como o Photoshop. Fotógrafos têm estilos bem diferentes, tente encontrar aquele que tem mais a ver com você, com o seu casamento. Olhe diversos trabalhos do mesmo fotógrafo para ter certeza que tem a ver com você e seu noivo. Veja se vocês gostam de fotos posadas ou espontâneas, com ou sem efeitos e filtros, isso tudo pode parecer detalhe, mas no final, o resultado pode ser encantador ou dececionante.

2. TENHA UMA NOÇÃO DO QUANTO VOCÊ PODE GASTAR

Os preços podem variar consideravelmente, e não irá querer desperdiçar o seu tempo com alguém que não está dentro do seu orçamento. Por outro lado, se o preço é bom demais para ser verdade, é mais provável que esse fotógrafo não seja um bom profissional. A regra de ouro é que o

custo é algo que normalmente pode ser negociado, a qualidade não.

3. ANALISE BEM O TRABALHO DOS SELECIONADOS

Após ver o portfólio dos fotógrafos, faça uma lista com pelo menos três deles, observe a consistência das imagens, veja se a qualidade se mantém ou aumenta em diferentes eventos. Consistência é muito importante, analise bem isso! Veja também se você se sente à vontade e tem afinidade com o fotógrafo, pois ele vai te acompanhar durante um dia inteiro e nada melhor que ter um fotografo agradável para o acompanhar no seu casamento.

4. QUESTIONE O PROFISSIONAL SOBRE A EQUIPA

Para uma boa reportagem do seu casamento, são necessários dois fotógrafos, pois muitos momentos especiais acontecem simultaneamente em lugares diferentes. Não se esqueça de perguntar quem irá fotografar como principal membro da equipe, pois alguns profissionais utilizam seu nome para captar clientes e enviam fotógrafos assistentes no dia do evento que nem sempre são qualificados para fotografar. Você pode até ter a sorte, mas é um grande risco.

5. TIRE DÚVIDAS SOBRE PRAZOS

Pergunte sobre os prazos de entrega dos trabalhos finais, veja as responsabilidades contratuais que ele se obriga a cumprir. Verifique se ele prevê multas no caso de atraso da entrega do álbum e das fotos sem justificativa plausível e se todos os serviços e opcionais que ele promete estão descritos no contrato.

6. NÃO FIQUE APENAS PELA COBERTURA DO CASAMENTO

Se puder, contrate a engagement session(sessão pré-casamento), com ela você já cria alguma empatia com o fotógrafo e vice-versa. Isso é de vital importância, pois no dia D não chegará um estranho, e sim alguém que você já teve pelo menos dois contatos anteriores.

7. QUANTIDADE NÃO É QUALIDADE

Já vi fotógrafos entregarem milhares de fotos para os noivos escolherem. Meu DEUS, isso é uma loucura! O fotógrafo pode e deve (confie nele, você pagou pelo seu olhar, lembra?) fazer uma pré-seleção. Ninguém imagina como é duro receber 5 mil fotos para escolher 150.

Enfim, a escolha de um bom fotógrafo, aquele que te fará ver e rever todas as fotografias, não é nada fácil sem muita pesquisa e análise nos detalhes, por isso a dica chave é: pesquise bastante e escolha o melhor que puder. Espero que as dicas sejam úteis. Se forem, compartilhem com as suas amigas e amigos que irão casar.