5 ERROS COMETIDOS POR FOTÓGRAFOS PROFISSIONAIS

Fazer algo errado na fotografia profissional não é apenas não satisfazer um cliente ou perder uma foto importante. Estes são, naturalmente, erros graves, mas eles também são os mais óbvios. Há também erros que são cometidos por um monte de fotógrafos, muitas vezes sem saberem. Aqui estão alguns erros e esperamos que entenda por que é importante evitá-los, se você se considera ser um profissional.

1. PUBLICAR NA INTERNET TODAS AS FOTOS QUE TIRA

É de bom senso admitir que nem todas as fotos que você tira são realmente boas. É completamente normal que você queira publicar as suas fotos redes sociais. O problema surge quando ao compartilhar cada nova foto sem julgar se ela é realmente boa ou de alguma forma fraca. Uma das habilidades mais importantes na carreira de um fotógrafo é a de valorizar o próprio trabalho. Você precisa saber o que vale a pena partilhar com o mundo e o que não vale.

2. NÃO FAZER NETWORKING

Este é um erro muito comum por profissionais da velha guarda, pois se tornaram profissionais em um momento em que as coisas eram muito diferentes. Networking é muito importante, pois pode ajudá-lo a estabelecer novos contatos e oportunidades onde você menos espera encontrar.

3. DIZER A SI MESMO QUE SERÁ FÁCIL

Provavelmente não vai dizer a si mesmo que as coisas vão ser. Provavelmente acredita que, se tem tudo calculado e estimado, há muito pouco que pode correr mal. Bem … pode estar errado. Ser um fotógrafo profissional envolve fazer um monte de coisas que não tem absolutamente nada a ver com fotografia. É muito provável que não seja bom em tudo. Ter certeza que falhas podem acontecer não vai fazer de si um pessimista, mas vai ajudá-lo a ser mais perspicaz e a aprender as lições certas.

4. DEIXAR QUE O AMOR PELA FOTOGRAFIA ACABE

Além da real importância de lucro neste negócio, existe uma coisa que realmente é importante. É tão importante, que perde-la vai fazer você se arrepender de entrar no negócio da fotografia. Estamos a falar da paixão. Um negócio de fotografia vai ter um forte impacto sobre você nos dias em que se sentir sem energia. Profissionais encontram-se frequentemente sem paixão pela fotografia, eu acho que é uma das coisas mais tristes que pode acontecer a um artista, além da falência, claro. Então, como se pode impedir que isso aconteça? Dando-lhe tempo para deixar sua criatividade fluir e trabalhar em projetos pessoais que o fazem realmente feliz. Se ignorar o trabalho pessoal, as hipóteses são remotas, tornando-se num doente da fotografia e nostalgicamente lembrando de seus dias de paixão pela fotografia.

5. COMPRAR EQUIPAMENTOS NOVOS A CADA ANO

Verdade que precisa de novos equipamentos para começar. Isto é totalmente normal. De seguida, você precisa comprar mais lentes para melhorar o seu trabalho. Mas por que você iria mudar o seu corpo de camara a cada dois ou três anos só porque um novo modelo acabou de ser lançado? Fazer os investimentos certos é fundamental, mas saber quando fazê-los também é muito importante. Não seja um viciado em equipamentos que desperdiça todo o dinheiro ganho comprando equipamentos novos desnecessários que não vão fazer seu trabalho ficar melhor.