COMO OTIMIZAR IMAGEM PARA O FACEBOOK NO LIGHTROOM

Não há nada mais chato que tirar uma foto, editar com todo cuidado, aplicar nitidez e na hora da partilha a imagem no Facebook apresenta um estado destruído.

Fiz esse artigo ilustrando o método que utilizo no Lightroom para que minhas imagens apresentem a melhor qualidade possível no Facebook.

Quando você faz o upload de uma imagem com a resolução maior que os 2048px máximos do Facebook e com um tamanho de arquivo grande, essa imagem será comprimida para salvar espaço nos servidores da rede e para que a mesma possa ser carregar mais rápido quando visualizada. O grande problema é que o Facebook comprime demais e acaba destruindo a imagem, fazendo com que a mesma pareça granulada e de má qualidade.

Sendo assim e para que não publique mais imagens com 5000px e 12mb de tamanho fazendo com que elas fiquem ruins, vou mostrar passo a passo como otimizo minhas imagens no Lightroom.

1º- CONFIGURAÇÕES DE ARQUIVO

Ao exportar o seu ficheiro, depois de tratada a imagem, o formato deve ser JPEG e o “espaço de cor” deve ser sRGB, que é o padrão da internet. A qualidade deve ficar em 100 para manter a nitidez e qualidade geral da imagem em telas de retina, cada vez mais comuns.

2º DIMENSIONAMENTO DE IMAGEM

Deixe a largura com 2048px, que é a resolução máxima do Facebook até o momento. Altere a resolução para 75 dpi.

3º NITIDEZ DE SAÍDA

Coloque a nitidez no máximo, salvo se tiver aplicado muita nitidez enquanto editou a imagem.

4º METADADOS

Deixe apenas “direitos de autor”, assim evita ter mais informações no arquivo de imagem e aumentar o seu tamanho. OK, agora exporte para a pasta que você deseja. Veja na imagem em baixo que o arquivo exportado tem 1,7MB. É muito, por isso o Facebook comprime a imagem para que ela fique pequena, na compressão é retirada muita qualidade das nossas fotos. Perante isto, é preciso comprimir o arquivo sem perda de qualidade para que o facebook não o faça por você no upload.

5º USAR O PROGRAMA JPEGMINI

Após exportada a imagem ficou com 1,7MB de tamanho de arquivo. Agora vem a “magia”. Para otimizar o tamanho dos meus arquivos em publicações no meu site, facebook e até mesmo para entrega aos clientes utilizo o programa JPEGMINI. É um programa fantástico, pois eles tem um algoritmo que diminui o tamanho dos arquivos JPEG de forma inacreditável e sem perder absolutamente NADA de qualidade.

Reparem no screenshot em baixo, o arquivo foi reduzido de 1,7MB para apenas 278kb. Simplesmente uma redução de 3.8X sem perda alguma de qualidade! Perante isto o algoritmo incomodativo do Facebook não irá mais diminuir a qualidade das minhas fotos.