A retroiluminação pode ser uma das mais belas formas de iluminação para qualquer cena.
A luz natural para fins de retroiluminação é agradavelmente especial, porem, você pode não conseguir obter o olhar que pretende.
Como tantas outras coisas na fotografia, dominar iluminação leva tempo e prática.
Também requer compreensão de uma algumas técnicas e dicas de composição para maximizar o seu trabalho.
Com isso em mente, vamos explorar algumas coisas que você precisa de saber para colocar iluminação natural a trabalhar para você. Então, vamos olhar para a forma de impulsionar o interesse da iluminação de fundo no Photoshop.
LUZ DE FUNDO: OS PRÓS E CONTRAS
Apenas como um lembrete, iluminação ocorre quando a fonte de luz emana atrás do objeto, como visto na imagem acima.
Existem alguns prós e contras em usar este tipo de iluminação:
PRÓS
- Retroiluminação pode criar cenas altamente dramáticas.
- Retroiluminação aumenta o contraste entre o fundo e o assunto, porque o fundo é cheio de luz quente e o assunto é muitas vezes mais escura (ou seja, silhueta).
- Retroiluminação é propício para contar histórias interessantes sobre o assunto e sua relação com a sua envolvência.
CONTRAS
- Cenas com iluminação traseira são notoriamente difíceis de dominar por causa da ampla faixa dinâmica que resulta de um fundo brilhante e um primeiro plano escuro, como visto na imagem mostrada em silhueta acima.
- O flare na lente pode ser um problema.
- O valor “certo” da iluminação de fundo é um equilíbrio difícil de alcançar.
No entanto, os benefícios do uso de luz de fundo muitas vezes superam os desafios. É apenas uma questão de ter uma abordagem equilibrada que lhe dará a
melhor oportunidade para tirar proveito de tão perfeita iluminação.
DEFINIÇÕES DA CÂMARA
Se você quiser aproveitar ao máximo a iluminação natural, sugiro que trabalhe com as seguintes configurações:
- Fotografar em modo manual, de modo que tenha total controle sobre suas configurações de exposição.
- Usar uma grande abertura para minimizar a profundidade de campo. Qualquer coisa abaixo de f / 5.6 deverá ser suficiente.
- Utilize a medição pontual para obter uma leitura mais precisa, “proteja” sua lente do sol com a mão para uma medição mais precisa.
- Concentre-se no objeto a fotografar, mais uma vez, protegendo sua lente do sol com a mão para ajudar a obter um ponto de foco preciso. Autofocus do seu equipamento poderá não vai funcionar muito bem nesta situação, em foco manual é o melhor “caminho”.
- Fotografar em RAW, para conseguir a capacidade máxima para trabalhar a imagem (ou seja, exposição, balanço de branco, detalhes) em pós-produção.
Com estas definições, estará em melhor posição para captar a beleza de ambos, o seu “objeto” e a luz que está iluminando a cena por trás.
Naturalmente, a abertura, velocidade do obturador e ajustes de ISO irá depender da intensidade da luz que a cena apresente, para um ajuste perfeito, alguns
disparos ajudam para ganhar prática.
TIRE VANTAGEM DE “GOLDEN HOUR”
Golden Hour é o melhor momento para fazer uso da luz de fundo, simplesmente porque tem tons quentes, suaves e convidativos (mais artigos relacionados). Além do mais, uma vez que a luz durante Golden Hour é filtrada através da atmosfera, a intensidade solar é menos “dura”, o que significa que terá uma melhor oportunidade de equilibrar o fundo brilhante. Simplificando, a gama dinâmica no Golden Hour é muito mais facilmente “domesticada” do que se estivesse a fotografar duas horas antes do início da noite.
NÃO TENHA MEDO DA ILUMINAÇÃO FILL
Não tenha medo de preencher o “objeto” com luz ou com alguma iluminação artificial ou usando um refletor. Refletores são baratos e altamente eficaz para trazer um pouco mais iluminação ao “objeto”.
A dificuldade com os refletores é que será necessário um ajudante para segurá-los, não é fácil segurar o seu equipamento e um refletor ao mesmo tempo… De um modo geral, o refletor irá acrescentar a luz suficiente para obter o efeito de preenchimento que precisa, ou, pelo menos, irá preencher as sombras para que você consiga mais facilmente editar a foto em pós-produção.
MELHORAR A LUZ DE FUNDO NO PHOTOSHOP
No vídeo em cima, Irene Rudnyk começa com o arquivo RAW e vai
fazendo os ajustes necessários de modo que o resultado final seja um retrato
iluminado por trás de tirar o fôlego.
É um processo fácil de seguir e replicar para que o resultado sejam fotos
perfeitas!