Não existe nada mais assustador na vida de um fotógrafo de casamento do que a possibilidade de perder as fotos de um cliente. Perante esta possibilidade, conhecemos as mais diversas formas de backup e segurança da informação para que em nenhuma vez tenhamos que explicar (sem ter explicação) a um cliente que não conseguiremos recuperar as suas fotos do casamento.
1.RETIRAR TODOS OS CARTÕES DAS CÂMERAS
Este é o primeiro passo. Ainda no local do casamento eu retiro todos os cartões das câmeras e os guardo no meu bolso. Tem que ser no meu bolso, pois se por acaso eu for assaltado e roubarem o carro, as câmeras vão, mas as fotos estarão aqui comigo em segurança. Caso o casamento seja fora da minha cidade, eu envio uma cópia de todas as fotos por wetransfer para a minah conta de email, assim não corro o risco de perder algo na viagem de volta para casa.
2.VERIFICAR E COPIAR TUDO EM 2 LUGARES
Assim que chegue ao meu computador, copio todos os cartões e em um segundo disco externo, pois dessa forma eu já tenho as fotos em 3 lugares diferentes e se um deles der problemas, tenho dois com as fotos em segurança.
3.FAZER UM BACKUP DE TODOS OS ARQUIVOS PARA O DROPBOX
Após editar todo o trabalho, faço o upload de todos os arquivos prontos para o Dropbox. Custa apenas 120 euros por ano para ter 1 terabyte de armazenamento, muito barato comparado ao benefício de ter todas as suas fotos seguras nos servidores do Dropbox.
4. MANTER OS ARQUIVOS POR PELO MENOS 5 ANOS.
Sim, guardamos todas as fotos por pelo menos 5 anos, caso o cliente as perca, poderá nos solicitar SEM CUSTO a recuperação dos arquivos. Enfim, esta é a nossa estratégia de backup. Até hoje tem funcionado muito bem e sinto segurança em proteger desta forma os arquivos, que são mais que importantes, contam história de parte da vida de pessoas queridas que merecem todo o carinho e cuidado da minha parte.