Apresentar um bom serviço de atendimento ao cliente é parte fundamental no sucesso de um fotógrafo. Neste artigo vou partilhar alguns conselhos de mais-valia para nós fotógrafos. Aproveite estas dicas básicas que podem fazer a diferença.

1. SEJA POSITIVO

Não diga ao seu cliente que o seu cabelo está feio ou que não gostou da maquiagem. Mesmo que não esteja perfeito, faça o seu melhor e tente valorizar o que há de positivo. Ao contrário, você terá uma pessoa tensa e pouco confortável ao ser fotografada.

2. SEJA EDUCADO

Diga sempre por favor, obrigado e de nada e nunca discuta com o cliente. Mesmo se este estiver a ser menos simpático com você, talvez só precise de um sorriso seu. Seja educado sempre.

3. NUNCA SE ATRASE, NUNCA!

Pontualidade é muito importante. Atrasos criam má imagem e fazem com que você pareça desinteressado pelo cliente. Seja sempre o primeiro a chegar ao local da sessão, até mesmo para fazer um check do que pode ser aproveitado e melhorado na sessão.

4. RESPONDA AOS EMAILS E AOS TELEFONEMAS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL

Devolva as chamadas perdidas e emails o mais rápido possível. Clientes querem respostas rápidas, não os faça esperar ou você criará a imagem de alguém que não tem interesse no que faz.

5. CONFIRA SEMPRE SEU EQUIPAMENTO

Tenha certeza que o seu equipamento está funcionando bem e se leva tudo o que precisa para uma sessão. Erros como o de esquecer o cartão de memória fazem você parecer uma pessoa desorganizada.

6. CUIDE DA SUA IMAGEM, ESTEJA APRESENTÁVEL.

Tente sempre apresentar-se bem para seu cliente. Não precisa ir de fato e gravata para uma sessão, mas ir bem vestido e com boa aparência conta muito.

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